sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pinturas nas tigelas de cerâmica... como faz?

Olá!

Hoje está um dia um pouco frio aqui em Piracicaba, mas a promessa é de muito sol e calor neste fim de semana... tomara!

Trago uma novidade pra vocês!!!

Minha sogra comprou alguns potes de barro, que eu chamaria de "cumbucas", e pediu pra eu pintá-los.
Contarei pra vocês como fiz, passo-a-passo... Pode ser uma grande ideia para decorar aparadores, mesas e até mesmo pendurá-los na parede.


Vamos descobrir como faz?
  1. Pintei as peças inicialmente com uma base acrílica branca com um pincel de pelos macios;
  2. No meu caso, pensei em algo bastante colorido, que é uma marca de meu trabalho, então, a segunda demão de tinta, seria o fundo de "minha arte". Escolhi as cores azul celeste, misturei magenta com branco (ficou um rosa cereja), e amarelo ouro com branco. Mas vocês podem escolher as cores e os motivos que quiserem... usem a imaginação!
O primeiro eu dei duas demãos de azul celeste, aguardei a secagem e fiz algumas bolas com outras cores, depois fiz inspirais com a tinta relevo dourada e, com o cabo de um pincel, fiz alguns pinguinhos com tinta branca. Vejam como ficou o primeiro: 


O segundo eu misturei a tinta magenta com branco, para suavizar a cor forte da magenta, também dei duas demãos...
  1. Fiz quadrados pela peça inteira e depois contornei eles com tinta relavo prata e dourado, para dar um certo brilho... Confiram:


O terceiro eu resolvi ousar mais rsrs.. Achei que ficou beeem colorido, mas todos disseram que gostou mais dele, é sempre assim, quando menos imaginamos, nosso trabalho impressiona rsrs...
  1. Misturei amarelo ouro com branco, para possibilitar que a tinta que viria depois aparecesse...
  2. Fiz faixas coloridas e depois fiz detalhes com tinta relevo em diversas cores... Vejam:


Um detalhe importante, é que estes são peças decorativas, por isso não coloquem comida ou objetos que poderão danificar a peça. Uma dica é envernizá-las após estarem completamente secas.

Caso vocês queiram fazer peças para colocar aperitivos, descobri com a Cristina Bottallo, que é necessário usar uma tinta chamada Decorfix 150 para levar as peças ao forno e fixar a pintura e, então, utilizá-las como quiser. 

Não é o caso destas que apresentei pra vocês. Lembrem-se, ELAS NÃO PODEM IR AO FORNO.
: )

Espero que tenham gostado pessoal!
Abraços e até mais!!!
Carol Hepe




2 comentários:

  1. Oi Carol,

    Ficaram lindas!
    Gostei especialmente da terceira.Lembrou uma mandala,rsrs.
    Obrigada por compartilhar!
    Beijos e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Janaina!
    Que bom tê-la aqui no blog de novo!!! Fico tão feliz quando as pessoas visitam e dão sua opinião... rsrs :D
    Pois é, a maioria das pessoas gostaram mais da terceira mesmo. E eu que tinha achado ela meio exagerada kkk... Mas se vocês gostara, eu também gosto!!!
    Beijão querida! Volte sempre!

    ResponderExcluir