sexta-feira, 25 de maio de 2012

Oficina, exposição e bons papos: de filtros de café à porta-lápis


Olá!
A novidade é que surgiu uma oportunidade de ministrar uma oficina de artesanato com filtro de café usado no Educomunicamos! Ponto de Cultura, aqui em Piracicaba.

O Ponto de Cultura é um espaço de reflexão e compartilhamento de ideias, projetos e experiências, e possui um espaço chamado "Casa Aberta", que é justamente criado pra acontecer oficinas e o pessoal mostrar seus talentos.

A Oficina aconteceu na terça-feira passada (dia 22). Foi muito interessante, pude expor meus trabalhos já feitos até o momento e tive a oportunidade de mostrar na prática a técnica da arte com filtro de café. Fora que o pessoal foi muito simpático em abrir este espaço pra exposição, divulgação e troca de aprendizado.

Bom, novidades estão por vir... já estou nas preparações.
Depois conto pra vocês.
Aguardem!!!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Como preparar e tingir o filtro de café usado

Olá pessoal!
Um friozinho desses pede um cafezinho, certo?
Um cafezinho significa um filtro de papel usado (pra quem os usa)... Bora reaproveitá-los?
Já mostrei pra vocês aqui no blog o passo a passo de como fazer as rosas com o filtro de café usado.
E fiquei de mostrar como preparar os filtros para utilizá-los e como tingi-los (no caso dos lavados).
Como promessa é dívida... mãos à obra!

Preparando a matéria-prima

Estes são os filtros usados secando...
O primeiro passo é fazer aquele cafezinho bom. Depois, guarde o filtro de papel utilizado em um local arejado e que tenha sol de preferência. Deixe secar com o pó dentro mesmo, assim você terá filtros com tons de marrom, que fica lindo! Depois que o pó estiver seco, descarte-o, abra o filtro e deixe secar mais um pouco. 
Pois bem, limpe bem o filtro, retire todo o pó que estiver nele. Para isso, utilizo uma escova de lavar roupas. Dá super certo.
Então você pode recortar os pedaços de filtro com uma tesoura (caso queira um efeito mais simétrico no seu trabalho) ou simplesmente rasgá-lo em pedaços sem muita regra (dá um efeito mais rústico, que eu adoro, confesso).
Filtros secos e limpos. Prontos para serem rasgados!
A escolha do objeto a ser reinventado:
Com os filtros em mãos, pegue latas, garrafas de vinho vazias, vidros de azeite, de maionese, bandeja de isopor...
Enfim, tudo e qualquer coisa que sua imaginação querer e achar que dá certo. Tudo, eu disse tudo, com a cola branca e o filtro usado dá muito certo!
Aqui estão! Para as caixas de leite, passo uma demão de tinta acrílica de qualquer cor pra tampar as cores da caixa e a marca. E retiro os rótulos das garrafas de vinho.
Com cola branca???
Sim! Santa cola branca que cola de tudo! Meça sempre 1 de cola branca pra 1 de água (uma colher de cola pra uma colher de água...). Essa diluída vai facilitar no momento de colar os filtros. O importante é deixar a cola numa consistência boa e fácil de espalhar, não muito aguada, nem muito espessa. Utilize um pincel médio, vai facilitar no momento da aplicação da cola.

Mas, cola pra quê?
Passe sempre a cola no filtro, cole-o na superfície escolhida por você e depois passe a cola por cima dele. Isso ajuda na impermeabilização da peça. Em todo caso, passo verniz a base de água nas peças sempre depois que elas estão bem secas. Mas, caso vocês não tenham o verniz em casa, a cola pura já cumpre este papel de proteção.

Quero tudo colorido!
Ótimo, seu desejo é uma ordem! Cansaram do tom de marrom do pó de café? É simples, ao invés de deixar secar o filtro com o pó dentro, assim que terminar o café, jogue o pó fora , passe o filtro em água corrente e deixe secar. Vocês verão que ficará na cor creme...
Aqui estão os lavados e secos. Fica neste tom.
Pra tingi-los, temos algumas opções:

De forma natural:
Com a água que você cozinhou a beterraba, com o "chá" do curry, com o "chá" de orégano... teste vários temperos! Vocês verão o quão amplo é este campo das cores nos alimentos. Só lembrem de deixar um pouco aguado pro filtro absorver o líquido.   
Com anilina e corantes afins:
Costumo fazer isso com um pote com água e alumas gotas de corante de tinta (aqueles que vem em bisnaga pra tingir tinta de parede...). Também dá pra fazer com a anilina diluível em água ou em álcool.
 
Mas, como?
Enrole alguns filtros de café juntos e coloque a ponta deste rolo no líquido com o corante. Vocês perceberão que o líquido vai migrar pra cima... É aí que o efeito aparece! Tenha paciência... todo o corante vai subir sozinho.
Deixe secar e... que a imaginação flua!
 
Aqui estão os tingidos! 
Agora, o mais importante de tudo:
Divirta-se! Reforme, recrie, transforme, recicle, reaproveite, reutilize!

Carol Hepe ❤


* As informações aqui descritas fazem parte de um bom tempo de pesquisa pela internet, várias dicas, vídeos, imagens... A essência do trabalho e seu conceito vêm da Artesã Rosely Ferraiol na qual desenvolve incríveis peças de decoração com o filtro de café. Para saberem mais sobre o trabalho da artesã, acessem seu site aqui ou no Facebook aqui.